Arquivo

Imagem de Poster - Mostra de Cinema

48ª Mostra (2024)

Sobre a mostra

A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorreu entre os dias 17 e 30 de outubro. Durante suas duas semanas, a edição de 2024 do evento exibiu 419 títulos de 82 países. A seleção fez um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas, e homenagear cineastas e produções fundamentais da cinematografia mundial.

A arte do cartaz desta edição foi assinada pelo cineasta indiano Satyajit Ray (1921-1992). O diretor também ganhou uma retrospectiva no festival, que reuniu sete filmes da primeira e mais decisiva década da filmografia de Ray, em títulos que traçam uma delicada radiografia das transformações e tensões da sociedade indiana.

A homenagem a Satyajit Ray lançou luz ao convidado de honra desta Mostra: o cinema indiano. O Foco Índia trouxe uma seleção de filmes indianos contemporâneos na Mostra e revelou que os cineastas das novas gerações seguem atentos para captar as realidades de um país em que modernidade, tradição, exuberância e simplicidade caminham juntas.

Além da da retrospectiva de Satyajit Ray, a Mostra exibiu cinco filme que celebraram o centenário de Marcello Mastroianni, e três filmes do pioneiro cineasta palestino Michel Khleifi. Os cineastas homenageados deste ano foram Francis Ford Coppola, com o Prêmio Leon Cakoff, Raoul Peck, com o Prêmio Humanidade, e Rogério Sganzerla, com a apresentação da nova cópia de "Abismu", no ano em que lembramos das duas décadas da morte do cineasta brasileiro.