Comemorando o centenário da primeira obra cinematográfica de Man Ray, realizada em 1923, “O Retorno à Razão” é uma restauração dos clássicos filmes mudos surrealistas e oníricos de um dos mais prolíficos artistas norte-americanos. Com uma nova trilha sonora composta e interpretada pela banda Sqürl, do cineasta Jim Jarmusch e do músico Carter Logan, fazem parte do filme os curtas-metragens “O Retorno à Razão” (1923), “Emak-Bakia” (1926), “A Estrela-do-Mar” (1928) e “Os Mistérios do Castelo de Dados” (1929).
O processo de restauração foi liderado pela Womanray e pela Cinenovo, por meio dos negativos originais de diferentes partes do mundo, em parceria com La Cinémathèque Française, o Centro Pompidou, a Biblioteca do Congresso, a CNC e a Cineteca di Bologna.
Acompanhando a exibição de "O Retorno à Razão", será apresentado um curta da Coleção de Nitratos da Cinemateca Brasileira, o acervo mais antigo e frágil da instituição, composto por filmes em nitrato de celulose que remontam às primeiras décadas do século 20.
Título original: Retour a La Raison
Ano: 2023
Duração: 70 min.
Gênero: Ficção
País: França
Tags: cinema, fotografía, filmes restaurados, França
Cor: p&b
Direção: Man Ray
Produtor: Julie Viez, Marieke Tricoire
Produção: Cinenovo, Womanray
Música: Jim Jarmusch, Carter Logan (Sqürl)
World Sales: Film Constellation
E-mail: [email protected]