Arquivo

Vale Abraão (1993)

Sobre o filme

Ema é uma jovem romântica, uma mulher de beleza ameaçadora, que está presa a um casamento sem amor com Carlos, amigo de seu pai. O gosto pelo luxo, as ilusões da vida, o espírito provocador e o desejo que inspira nos homens a fizeram ganhar o apelido de “a pequena Bovary”. Em constante busca pela paixão, ela arranja três amantes; mas os seus amores sucessivos não trazem mais do que um sentimento de grande desilusão.

Vencedor do Prêmio da Crítica da 17ª Mostra, em 1993.

“Vale Abraão” foi digitalizado e restaurado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. A colorização foi realizada pela Cinemateca Portuguesa e a imagem restaurada por IrmaLucia Efeitos Especiais em 2016. Colorização revisada em 2023. Som restaurado por Billy Boom em 2023.

Acompanhando a exibição de “Vale Abraão", será apresentado um curta da Coleção de Nitratos da Cinemateca Brasileira, o acervo mais antigo e frágil da instituição, composto por filmes em nitrato de celulose que remontam às primeiras décadas do século 20.

Título original: Abraham’s Valley

Ano: 1993

Classificação: 14

Duração: 203 min.

Gênero: Ficção

País: Portugal, França, Suíça

Tags: Portugal, França, Suíça, filmes restaurados, festivais internacionais, filmes premiados, relacionamento amoroso

Cor: cor

Direção: Manoel de Oliveira

Roteiro: Manoel de Oliveira

Fotografia: Mário Barroso

Montagem: Manoel de Oliveira, Valérie Loiseleux

Elenco: Leonor Silveira, Luis Miguel Cintra, Cécile Sanz de Alba, Rui de Carvalho, Glória de Matos, Luís Lima Barreto, João Perry

Produtor: Paulo Branco

Produção: Madragoa Filmes, Gemini Films, Light Night

World Sales: Luxbox

E-mail: [email protected]