Após Belgrado ser bombardeada pelos alemães em 1941, Marko abriga um grupo de pessoas no porão de sua antiga casa, que também funciona como um esconderijo de armamentos utilizado pelo movimento de resistência que ele comanda juntamente com Blacky, o seu melhor amigo. Blacky está apaixonado por Natalija, uma famosa atriz, mas tudo fica mais complicado quando Marko também se apaixona por ela. Ali, eles vão viver, amar, festejar e fabricar armas. Duas décadas após o fim do conflito, para manter Blacky e Natalja com ele e usufruir dos benefícios da clandestinidade, Marko faz de tudo para sustentar a mentira de que a guerra não terminou.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1995.
A restauração em 4K de “Underground - Mentiras de Guerra” foi feita pelo TF1 Studio, com o apoio da CNC (Centre National du Cinéma et de l’Image Animée), com base na cópia e no som original do filme.
Acompanhando a exibição de “Underground - Mentiras de Guerra”, será apresentado um curta da Coleção de Nitratos da Cinemateca Brasileira, o acervo mais antigo e frágil da instituição, composto por filmes em nitrato de celulose que remontam às primeiras décadas do século 20.
Título original: Underground
Ano: 1995
Classificação: 14
Duração: 170 min.
Gênero: Ficção
País: Sérvia, Alemanha, França, Hungría, República Tcheca
Tags: Sérvia, Alemanha, França, Hungria, República Tcheca, filmes restaurados, filmes premiados, festivais internacionais, guerra, amizade, relacionamento amoroso
Cor: cor
Direção: Emir Kusturica
Roteiro: Dusan Kovacevic, Emir Kusturica
Fotografia: Vilko Filac
Montagem: Branka Ceperac
Elenco: Miki Manojlovic, Lazar Ristovski, Mirjana Jokovic, Slavko Stimac, Ernst Stotzner, Goran Bregovic
Produtor: Karl Baumgartner, Maksa Catovic, Pierre Spengler
Produção: CiBy 2000, Pandora Filmproduktion, Novofilm, Barrandov Studios, Komuna, PTC, Mediarex, ETIC Films, Tchapline Films
Música: Goran Bregovic
World Sales: Newen Connect
E-mail: [email protected]