Arquivo

Duas Vezes João Liberada (2025)

Sobre o filme

João, uma atriz lisboeta, estrela um filme biográfico sobre Liberada, uma figura de gênero não-conforme perseguida pela Inquisição Portuguesa no século 18. A produção do filme se torna um campo de batalha, com João em conflito com o diretor sobre como o legado de Liberada deve ser retratado. Essas tensões se aprofundam ao mesmo tempo em que os sonhos de João são cada vez mais assombrados pelo fantasma de Liberada, confundindo os limites entre passado e presente. Quando o diretor sucumbe a uma paralisia misteriosa, deixando o filme inacabado, João se vê obrigada a navegar pelo caos  desencadeado pela situação. Ela enfrenta perguntas sem resposta, não apenas sobre o futuro do filme, mas também sobre sua própria conexão com o espírito e a história de Liberada.

Vencedor do prêmio Coup de Coeur na seção Zabaltegi-Tabakalera do Festival de San Sebastián. Exibido no Festival de Berlim e no IndieLisboa.

Título original: Duas Vezes João Liberada

Ano: 2025

Classificação: 16 anos

Duração: 70 min.

Gênero: Ficção

País: Portugal

Tags: Portugal, festivais internacionais, LGBTQIA+, cinema, mulheres na direção

Cor: Colorido

Direção: Paula Tomás Marques

Roteiro: June João, Paula Tomás Marques

Fotografia: Fresco Mafalda

Montagem: Jorge Jácome

Elenco: June João, André Tecedeiro, Jenny Larrue, Eloísa D‘Ascensão, Tiago Aires Lêdo, Caio Amado, Alice Azevedo, Helena Estrela, Paula Tomás Marques, Marcelo Tavares

Produtor: Cristiana Cruz Forte, Paula Tomás Marques

Música: Maria João Petrucci, Rodrigo Vaiapraia

World Sales: Portugal Film

E-mail: [email protected]