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Histórias Tenebrosas (1919)

Sobre o filme

Histórias Tenebrosas foi o primeiro filme de terror do nascente cinema alemão. Restaurada recentemente pelo Instituto Goethe, responsável também pela vinda da cópia à 30a Mostra, a produção reúne cinco episódios baseados, entre outros, em contos de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson. Considerada pioneira, a obra serviu de modelo para outras produções do gênero, como Muralhas do Pavor, que Roger Corman filmou em 1962. No filme, destacam-se a cenografia minimalista e realista, técnicas de trucagem e efeitos especiais revolucionários para a época. Os protagonistas formavam o chamado "trio infernal" do filme mudo alemão: Anita Berber, Conrad Veidt e Reinhold Schünzel. Veidt, aliás, ficaria famoso anos mais tarde como o major Strasser de Casablanca (1942). O trio interpreta, respectivamente, uma meretriz, a morte e o demônio, que, à meia-noite, vasculham um sebo de livros à procura de histórias para serem contadas no cinema. Cinco peças de um ato, cinco acontecimentos sinistros: A Aparição Casal aluga um quarto de hotel. Quando o marido retorna à noite ao local, depara-se com uma situação misteriosa: sua mulher desapareceu. Todos afirmam, no entanto, que ele chegara desacompanhado. A Mão Dois homens jogam dados por uma mulher. O perdedor mata o vencedor, mas a mão deste o persegue. O Gato Preto O marido mata sua mulher infiel e esconde o corpo emparedado no porão. Mas um gato descobre o esconderijo. O Clube dos Suicidas Numa casa, o delegado descobre um clube de suicidas. Aqueles que entram, precisam morrer. A Assombração Um galã das antigas é exposto ao ridículo com uma história de assombração arranjada pelo marido de sua amante. Histórias Tenebrosas estreou em outubro de 1919 nos cinemas de Berlim e ficou em cartaz até meados de 1920. Foi também destaque no mesmo ano da Exposição de Cinema de Amsterdã, que lhe concedeu um prêmio de mérito. O pianista Paulo Braga improvisa ao vivo temas musicais, tomando por base as imagens projetadas. ACOMPANHAMENTO MUSICAL Formou-se no Conservatório de Tatuí, onde desenvolveu atividades didáticas como professor de piano e prática de conjunto, sendo responsável, em 1990, pela criação do Departamento de Música Popular. Foi professor da UNICAMP de 1999 a 2003. É professor no Departamento de Música Popular do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Juntamente com Paulo Flores, é responsável pelas seis edições do Festival Brasil Instrumental. Atuou como solista, entre outros, na Banda Sinfônica e na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, na Camerata Villa-Lobos e na Camerata de Cordas de Tatuí. Faz parte do QuartaD (de música erudita contemporânea) e do Trio Bonsai. Desde 1988 integra o grupo de Arrigo Barnabé. Em 2006, fez a tournée européia com Mônica Salmaso e grupo.

Título original: Unheimliche Geschichten

Ano: 1919

Duração: 112 minutos

País: Alemanha

Cor: P&B, 35mm

Direção: RICHARD OSWALD

Roteiro: Anselma Heine, Robert Liebmann, Edgar Allan Poe, Robert Louis Stevenson, Richard Oswald

Fotografia: Carl Hoffmann

Elenco: Anita Berber, Conrad Veidt,Reinhold Schünzel, Hugo Döblin, Paul Morgan

Produtor: Richard Oswald

Música: Paulo Braga