Jornal da Mostra

18 de outubro de 2022

André Novais Oliveira, Lina Chamie e Rodrigo Areias integraram o Júri da 46ª Mostra

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo entrega o Troféu Bandeira Paulista a cineastas que realizam seu primeiro ou segundo longa-metragem. Em 2022, 72 longas que integraram a Competição Novos Diretores concorreram ao prêmio.

Durante a primeira semana de exibições, o público votou nos filmes que concorrem ao Troféu - do total de filmes que compõem a Competição, foram selecionados aqueles mais bem votados pelo público. 

As obras com as melhores avaliações foram apresentadas ao Júri, que avaliou e escolheu os longas vencedores do Troféu Bandeira Paulista —uma criação da artista plástica Tomie Ohtake— na categoria melhor filme. Os jurados também podem premiar obras em outras categorias. 

O Júri desta 46ª Mostra foi composto pelos realizadores brasileiros André Novais Oliveira e Lina Chamie, e pelo produtor e diretor português Rodrigo Areias. Saiba mais sobre cada um deles aqui.

O Júri já premiou realizadores como o iraniano Jafar Panahi (O Balão Branco, 19ª Mostra, 1995), o francês Bruno Dumont (A Vida de Jesus, 21ª Mostra, 1997), o dinamarquês Thomaz Vinterberg (Festa de Família, 22ª Mostra, 1998), o mexicano Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 24ª Mostra, 2000) e o brasileiro Marcelo Gomes por Cinema, Aspirinas e Urubus (29ª Mostra, 2005).

Entre as obras recentemente premiadas estão Clara Sola, de Nathalie Álvarez Mesén, Eyimofe (Esse É o Meu Desejo), de Arie Esiri e Chuko Esiri, 17 Quadras, de Davy Rothbart, Honeyland, de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska, Dente de Leite, de Shannon Murphy, System Crasher, de Nora Fingscheidt, ¡Las Sandinistas!, de Jenny Murray, O Pacto de Adriana, de Lissette Orozco, El Amparo, de Rober Calzadilla, Pardais, de Rúnar Rúnarsson, e Entre Mundos, de Feo Aladag.