Jornal da Mostra

31 de outubro de 2022

Confira o Mostra Conversa deste ano; encontros com cineastas renomados e um debate sobre preservação audiovisual estão entre os vídeos

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

Neste ano, a Mostra realiza novamente dentro de suas atividades e cobertura o Mostra Conversa, um encontro e bate-papo com alguns dos mais renomados cineastas e realizadores presentes com filmes em nossa programação. 

 

Confira abaixo as entrevistas do Mostra Conversa deste ano

 

No Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual, 31 de outubro, Giovanna Fossati, curadora-chefe do Eye Filmmuseum, da Holanda, fala sobre a importância da coleção, preservação, conservação e restauração de filmes e de materiais audiovisuais, analógicos e digitais.

 

No Mostra Conversa - Especial Espanha, a diretora Isabel Coixet fala sobre O Teto Amarelo, seu mais recente documentário. O filme conta e denuncia o caso do Curso de Teatro Lleida, quando em 2018, um grupo de nove mulheres apresentou queixa contra dois de seus professores por abuso sexual ocorridos entre 2001 e 2008, quando ainda eram adolescentes.

 

Em mais um Mostra Conversa - Especial Espanha, o diretor Jonás Trueba e o produtor Javier Lafuente falam sobre seus dois filmes premiados que apresentam na Mostra deste ano: o documentário Quem os Impede, e o longa ficional Você Tem que Vir e Ver.

 

O Mostra Conversa - Especial Espanha também recebeu o diretor Albert Serra e a produtora Montse Triola, do filme Pacifiction, exibido em Cannes, e que trata das consequências e heranças culturais do colonialismo.