07 de outubro de 2022
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo dedica a Competição Novos Diretores às obras de cineastas que apresentam seu primeiro ou segundo longa-metragem. Os 70 títulos que compõem a seção em 2022 concorrem ao Troféu Bandeira Paulista. Na primeira etapa da seleção, os espectadores da 46ª edição selecionam seus preferidos, que são em seguida submetidos ao Júri da Mostra, que este ano é formado pelos cineastas brasileiros André Novais Oliveira e Lina Chamie, e pelo produtor e diretor português Rodrigo Areias.
A lista conta com filmes selecionados em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Locarno, Roterdã, Sundance, Toronto, San Sebastián e Annecy. O Brasil tem 13 títulos selecionados, ao lado de obras da Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Canadá, Catar, Cazaquistão, Chile, Chipre, Colômbia, Coréia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Irã, Islândia, Itália, Japão, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Palestina, Panamá, Paquistão, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Síria, Sudão, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai
A Montanha (The Mountain), de Thomas Salvador (França)
Até Amanhã (Until Tomorrow), de Ali Asgari (Irã, França)
A Água, de Elena López Riera (Suíça, Espanha, França)
A Barragem (The Dam) ,de Ali Cherri (França, Sudão, Líbano, Alemanha, Sérvia)
A Catedral (The Cathedral), de Rick D`Ambrose (EUA)
A Criança (The Child), de Marguerite De Hillerin de Félix Dutilloy-Liégeois Portugal, França
A Donzela (The Maiden) Graham Foy (Canadá)
A História de um Lenhador (The Woodcutter`s Story), de Mikko Myllylahti (Finlândia, Holanda, Dinamarca, Alemanha)
À Margem do Ouro (Margins Of Gold), de Sandro Kakabadze (Brasil)
À Noite Todos os Gatos São Pardos (At Night All Cats Are Black), de Valentin Merz (Suíça)
A Pequena Ilha (Like an Island), de Tizian Buchi (Suíça)
A Saída Está a Nossa Frente (Way Out Ahead of Us), de Rob Rice (EUA)
Aftersun (Aftersun), de Charlotte Wells (Reino Unido, EUA)
Agitação (Unrest), de Cyril Schäublin (Suíça)
Alcarràs (Alcarràs), de Carla Simón (Espanha, Itália)
Alma Viva, de Cristèle Alves Meira (Portugal, França, Bélgica)
As Hostilidades (The Hostilities), de M. Sebastian Molina (México)
As Planícies (The Plains), de David Easteal (Austrália)
Axioma (Axiom), de Jöns Jönsson (Alemanha)
Belas Criaturas (Beautiful Beings), de Guðmundur Arnar Guðmundsson (Islândia, Dinamarca, Suécia, Holanda, República Tcheca)
Bigman (Bigman), de Camiel Schouwenaar (Holanda, Alemanha)
Como Está Katia? (How Is Katia?), de Christina Tynkevych (Ucrânia)
Dalva (Love According to Dalva), de Emmanuelle Nicot (França, Bélgica)
Domingo e a Neblina (Domingo and the Mist), de Ariel Escalante Meza (Costa Rica, Catar)
Dos Estaciones, de Juan Pablo González (México, França, EUA)
É Noite na América (It Is Night in America), de Ana Vaz (Itália, Brasil, França)
Febre do Mediterrâneo (Mediterranean Fever), de Maha Haj (Palestina, Alemanha, França, Chipre, Catar)
Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Weekend in Wild Paradise), de Severino (Brasil)
Franklin, A História de um Bilhete (Franklin, The Story of a Hundred Dollar Bill), de Lucas Vivo García Lagos (Argentina)
Harka, de Lotfy Nathan (França, Luxemburgo, Tunísia, Bélgica)
Imagine (Imagine), de Ali Behrad (Irã)
Índia, de Telmo Churro (Portugal)
Infinitas Terras (Ou Relatos do Meu Tempo em Crise) (Tales From My Time of Crisis), de Cauê Brandão (Brasil)
Joyland (Joyland), de Saim Sadiq (Paquistão)
La Jauría, de Andrés Ramírez Pulido (França, Colômbia)
La Parle (La Parle), de Gabriela Boeri, Fanny Boldini, Kevin Vanstaen, Simon Boulier (França, Brasil)
Leonor Jamais Morrerá (Leonor Will Never Die), de Martika Ramirez Escobar (Filipinas)
Locais (Locals), de Måns Nyman (Suécia)
Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor (Lupicínio: Confessions of a Sufferer), de Alfredo Manevy (Brasil)
Luxemburgo, Luxemburgo (Luxembourg, Luxenbourg), de Antonio Lukich (Ucrânia)
Manto de Jóias (Robe of Gems), de Natalia López Gallardo (México, Argentina)
Marcel! (Marcel!), de Jasmine Trinca (Itália, França)
Medusa Deluxe (Medusa Deluxe), de Thomas Hardiman (Reino Unido)
Nayola (Nayola), de José Miguel Ribeiro (Portugal, Bélgica, França, Holanda)
O Estranho Caso de Jacky Caillou (The Strange Case of Jacky Caillou), de Lucas Delangle (França)
O Excesso Nos Salvará (Excess Will Save Us), de Morgane Dziurla-Petit (Suécia)
O Gafanhoto (The Locust), de Faeze Azizkhani (Irã, Alemanha)
O Mensageiro das Nuvens (The Cloud Messenger), de Rahat Mahajan (Índia)
O Natal do Bruno Aleixo, de João Moreira (Portugal)
O Porão da Rua do Grito (The Basement of Scream Street), de Sabrina Greve (Brasil)
O Skate me Levou, de Lecuk Ishida (Brasil)
Palmeiras e Linhas Elétricas (Palm Trees and Power Lines), de Jamie Dack (EUA)
Pamfir (Pamfir), de Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk (Ucrânia, França, Polônia, Chile)
Piaffe (Piaffe), de Ann Oren (Alemanha)
Plano 75 (Plan 75), de Chie Hayakawa (Japão, França, Filipinas, Catar)
Raquel 1:1 (Raquel 1:1), de Mariana Bastos (Brasil)
Rodeio Urbano (Rodeo), de Lola Quivoron (França)
Roost (Roost), de Amy Redford (EUA)
Roza (Roza), de Andres Rodriguez (Guatemala, México)
Sonne (Sonne), de Kurdwin Ayub (Áustria)
Tartaruga Sob a Terra (Tortoise Under the Earth), de Shishir Jha (Índia)
Tenho Sonhos Elétricos (I Have Electric Dreams), de Valentina Maurel (Bélgica, França, Costa Rica)
Todas por Uma (All for One), de Jeanne Dosse (Brasil)
Um Homem (A Male), de Fabian Hernández (Colômbia, França, Holanda, Alemanha)
Um Pedaço do Céu (A Piece of Sky), de Michael Koch (Suíça, Alemanha)
Um Samurai em São Paulo (A Samurai in Sao Paulo), de Debora Mamber Czeresnia (Brasil)
Uýra – A Retomada Da Floresta (Uýra – The Rising Forest), de Juliana Curi (Brasil, EUA)
Visões de Ramses (Sons of Ramses), de Clément Cogitore (França)
Você Não Vai Chorar? (Won`t You Cry?), de Alireza Motamedi (Irã)
Votos (Vows), de Ângela Patrícia Reiniger (Brasil)