Jornal da Mostra

07 de outubro de 2022

II Encontro de Ideias Audiovisuais abre espaço para o debate do cinema e do mercado; confira a programação

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

As ideias, ponto de partida de qualquer projeto audiovisual, voltarão a ter, em 2022, um espaço dedicado a fomentá-las, debatê-las e negociá-las dentro da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

O II Encontro de Ideias Audiovisuais volta ainda mais amplo e transversal, refletindo o próprio momento do mercado. O Encontro de Ideias acontecerá entre os dias 26 a 29 de outubro na Cinemateca Brasileira e sob o seu guarda-chuva estarão: o VI Fórum Mostra, o VI Da Palavra à Imagem, o pitching Da Palavra à Imagem e o II Encontro de Negócios. 

O Fórum, que chega este ano à sua sexta edição, volta a se debruçar sobre algumas das questões centrais do cinema contemporâneo. A política pública para o setor e as questões regulatórias, presentes no Fórum em todos os anos, voltarão a ser debatidas ao lado de temas como a entrega dos direitos de propriedade das produções brasileiras para as plataformas, os desafios técnicos e os sentidos políticos do restauro e a legislação cultural como um todo. 

As Mesas de Mercado são um novo espaço composto por mesas propostas pelos players do mercado e pelos parceiros da Mostra. Mais de 50 representantes do setor audiovisual discutirão, em um total de 14 mesas, temas por eles considerados relevantes e apresentarão seus projetos e line-ups. O acesso para acompanhar a discussão das mesas de mercado é livre. 

VI Da Palavra à Imagem realiza mesas sobre as interrelações entre livros, filmes e, mais recentemente, podcasts. O acesso Da Palavra à Imagem é livre. 

Também teremos o pitching Da Palavra à Imagem. Sob a coordenação do editor Paulo Werneck, autores e editoras de livros apresentam, durante a Mostra, obras com o potencial de serem transformadas em filmes ou séries. Nesta edição, serão levados à mesa cinco títulos e as obras selecionadas serão divulgadas apenas no próprio evento. 

Durante os quatro dias do Encontro de Ideias, vai sediar também rodadas de negócios entre projetos em desenvolvimento e potenciais parceiros – produtoras, distribuidoras, agentes de venda internacional e fundos. Participarão do pitching, de quinze minutos, produtores que se inscreveram previamente. 

Haverá ainda lançamentos de livros, espaço de ativação para produtoras, distribuidoras, instituições e prestadores de serviços e realização de reuniões de networking.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE IDEIAS AUDIOVISUAIS.

II Encontro de Ideias Audiovisuais

26 a 29 de outubro

Cinemateca - Sala Oscarito (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino)

ENTRADA LIVRE