Jornal da Mostra

07 de outubro de 2022

Veja a seleção de filmes da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

A 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro. A programação conta com 231 filmes, vindos de 60 países, que serão apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial, além da exibição de filmes restaurados e em realidade virtual.


Veja, abaixo, a lista completa das obras selecionadas.


Perspectiva Internacional 

O Massacre da Salsinha (Parsley), de José María Cabral (República Dominicana)

99 Luas de Paixão (99 Moons), de Jan Gassmann (Suíça)

A Brigada da Chefe (The Kitchen Brigade), de Louis-Julien Petit (França)

A Esposa de Tchaikovsky (Tchaikovsky`s Wife), de Kirill Serebrennikov (Rússia, França, Suíça) 

A Garota Voou (The Girl Has Flown), de Wilma Labate (Itália)

A Integridade de Joseph Chambers (The Integrity of Joseph Chambers), de Robert Machoian (EUA)

A Linha (The Line), de Ursula Meier (Suíça, França, Bélgica)

A Noiva (The Bride), de Sérgio Tréfaut (Portugal)

Além das Paredes (Beyond The Wall), de Vahid Jalilvand (Irã)

Armageddon Time, de James Gray (EUA, Brasil)

As Oito Montanhas (The Eight Mountains), de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch (Itália, Belgica, França) 

As Paredes Falam (The Wall Can Talk), de Carlos Saura (Espanha)

As Tempestades de Jeremy Thomas (The Storms of Jeremy Thomas), de Mark Cousins (Reino Unido)

Aya, de Simon Coulibaly Gillard (Bélgica, França)

Bardo, Falsa Crónica de unas Cuantas Verdades, de Alejandro G. Iñárritu (México)

Bem Vindos A Bordo (Zero Fucks Given), de Julie Lecoustre e Emmanuel Marre (França, Bélgica)

Benção (Benediction), de Terence Davies (Reino Unido)

Blanquita, de Fernando Guzzoni (Chile, México, Luxemburgo, França, Polônia)

Boicote (Boycott), de Julia Bacha (EUA)

Boliche Saturno (Saturn Bowling), de Patricia Mazuy (França, Bélgica)

Boy From Heaven, de Tarik Saleh (Suécia, França, Finlândia, Dinamarca)

Broadway, de Christos Massalas (Grécia)

Campo de Sangue (Field of Blood), de João Mário Grilo (Portugal)

Com Amor e Fúria (Both Sides of The Blade ), de Claire Denis (França)

Conto de Fadas (Fairytale), de Alexander Sokurov (Rússia, Bélgica)

Corações Gentis (Kind Hearts), de Olivia Rochette, Gerard-Jan Claes (Bélgica)

Crônica de uma Relação Passageira (Diary of a Fleeting Affair), de Emmanuel Mouret (França)

De Humani Corporis Fabrica, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel  (França, EUA, Suíça)

Deriva Continental (Continental Drift), de Lionel Baier (Suíça, França)

Diário Americano (American Journal), de Arnaud Des Pallières (França)

Dias Ardentes (Burning Days), de Emin Alper (Turquia, França, Alemanha, Holanda, Grécia, Croácia)

Distopia, de Tiago Afonso (Portugal)

Don Juan, de Serge Bozon (França, Bélgica)

Esquema (Scheme), de Farkhat Sharipov (Cazaquistão)

Estação Catorze, de Diana Cardozo (México)

Fique Tranquilo (There There ), de Andrew Bujalski (EUA)

Fire of Love, de Sara Dosa (EUA, Canadá-Québec)

Flux Gourmet, de Peter Strickland (Reino Unido, EUA, Hungria)

Fumar Causa Tosse (Smoking Causes Coughing), de Quentin Dupieux (França)

Gentil (Gentle), de Anna Eszter Nemes e László Csuja (Hungria, Alemanha)

Gigi a Lei (Gigi la Legge), de Alessandro Comodin (Itália, França, Bélgica)

Homens de Atos (Men of Deeds), de Paul Negoescu (Romênia, Bulgária)

Inventário (Inventory), de Darko Sinko (Eslovênia)

Irmão (Brother), de Clement Virgo (Canadá)

Isolamento Esplêndido (Splendid Isolation), de Urszula Antoniak (Holanda)

Kinorama - Cinema Fora de Órbita, de Edgar Pêra (Portugal)

Lobo e Cão, de Claudia Varejão (Portugal, França)

Los Reyes del Mundo (The Kings of the World), de Laura Mora (Colômbia, Noruega, Luxemburgo, México, França)

Magdala, de Damien Manivel (França)

Mais Que Nunca (More Than Ever), de Emily Atef (França)

Marcha Sobre Roma (The March on Rome), de Mark Cousins (Itália)

Meu Nome É Alfred Hitchcock (My Name Is Alfred Hitchcock), de Mark Cousins (Reino Unido)

Mutzenbacher, de Ruth Beckermann (Áustria)

Nação Valente , de Carlos Conceição (Portugal, França, Angola)

Nada de Novo no Front (All Quiet in the Western Front), de Edward Berger (Alemanha, EUA)

Nezouh, de Soudade Kaadan (Reino Unido, Síria, França, Catar)

Noite Obscura - Folhas Selvagens (Obscur Night - Wild Leaves), de Sylvain George (França, Suíça)

Nunca Nada Aconteceu (Nothing Ever Happened), de Gonçalo Galvão Teles (Portugal, Brasil)

O Deus do Cinema (It`s A Flickering Life), de Yôji Yamada  (Japão)

O Falsificador (The Forger), de Maggie Peren (Alemanha, Luxemburgo)

O Filme da Escritora (The Novelist`s Film), de Hong Sang-Soo (Coréia do Sul)

O Suplente (The Substitute), de Diego Lerman (Argentina, México, França, Espanha, Itália) 

O Teto Amarelo (The Yellow Ceiling), de Isabel Coixet (Espanha)

O Visitante (The Visitor), de Martín Boulocq (Bolívia, Uruguai)

Objetos de Luz, de Marie Carré e Acácio de Almeida (Portugal)

One Fine Morning, de Mia Hansen-Løve (França)

Os Anos do Super 8  (The Super 8 Years), de Annie Ernaux e David Ernaux-Briot (França)

Os Irmãos de Leila (Leila`s Brothers), de Saeed Roustaee (Irã)

Pacifiction, de Albert Serra (França, Espanha, Alemanha, Portugal)

Pedro, de Natesh Hegde (Índia)

Peregrinos (Pilgrims), de Laurynas Bareiša (Lituânia)

Plaza Catedral, de Abner Benaim (Panamá, México, Colômbia)

Quem os Impede (Who`s Stopping Us), de Jonás Trueba (Espanha)

Restos do Vento (Remains of the Wind), de Tiago Guedes (Portugal)

Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo (Blind Willow, Sleeping Woman),de Pierre Földes (França, Canadá, Holanda, Luxemburgo)

Segredos de Guerra (Firebird ), de Peeter Rebane (Reino Unido, Estônia)

Sem Ursos (No Bears ), de Jafar Panahi (Irã)

Sinjar, de Anna M. Bofarull, de (Espanha, EUA)

Terceira Guerra Mundial (World War III), de Houman Seyedi (Irã)

Terra de Deus (Godland), de Hlynur Pálmason (Dinamarca, Islândia, França, Suécia)

That Kind of Summer, de Denis Côté (Canadá-Québec)

Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness), de Ruben Östlund (Suécia, França, Grécia, Dinamarca)

Uma Mulher do Mundo (Her Way),de Cécile Ducrocq (França)

Vera, deTizza Covi e Rainer Frimmel  (Áustria)

Você Tem Que Vir e Ver (You Have To Come And See It), de Jonás Trueba (Espanha)

 

Competição Novos Diretores

A Montanha (The Mountain), de Thomas Salvador (França)

Até Amanhã (Until Tomorrow), de Ali Asgari (Irã, França)

A Água, de Elena López Riera (Suíça, Espanha, França)

A Barragem (The Dam) ,de  Ali Cherri (França, Sudão, Líbano, Alemanha, Sérvia)

A Catedral (The Cathedral), de Rick D`ambrose (EUA)

A Criança (The Child), de Marguerite De Hillerin de Félix Dutilloy-Liégeois  Portugal, França

A Donzela (The Maiden) Graham Foy (Canadá)

A História de um Lenhador (The Woodcutter`s Story), de Mikko Myllylahti (Finlândia, Holanda, Dinamarca, Alemanha)

À Margem do Ouro (Margins Of Gold), de Sandro Kakabadze (Brasil)

À Noite Todos os Gatos São Pardos (At Night All Cats Are Black), de Valentin Merz  (Suíça)

A Pequena Ilha (Like an Island), de Tizian Buchi (Suíça)

A Saída Está a Nossa Frente (Way Out Ahead of Us), de Rob Rice (EUA)

Aftersun (Aftersun), de Charlotte Wells (Reino Unido, EUA)

Agitação (Unrest), de Cyril Schäublin (Suíça)

Alcarràs (Alcarràs), de Carla Simón (Espanha, Itália)

Alma Viva, de Cristèle Alves Meira (Portugal, França, Bélgica)

As Hostilidades (The Hostilities), de M. Sebastian Molina (México)

As Planícies (The Plains), de David Easteal (Austrália)

Axioma (Axiom), de Jöns Jönsson (Alemanha)

Belas Criaturas (Beautiful Beings), de Guðmundur Arnar Guðmundsson (Islândia, Dinamarca, Suécia, Holanda, República Tcheca)

Bigman (Bigman), de  Camiel Schouwenaar (Holanda, Alemanha)

Biocêntricos, de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim

Como Está Katia? (How Is Katia?), de Christina Tynkevych (Ucrânia)

Dalva (Love According to Dalva), de Emmanuelle Nicot (França, Bélgica)

Domingo e a Neblina (Domingo and the Mist), de Ariel Escalante Meza (Costa Rica, Catar)

Dos Estaciones, de Juan Pablo González (México, França, EUA)

É Noite na América (It Is Night in America), de Ana Vaz (Itália, Brasil, França)

Febre do Mediterrâneo (Mediterranean Fever), de Maha Haj (Palestina, Alemanha, França, Chipre, Catar)

Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Weekend in Wild Paradise), de Severino (Brasil)

Franklin, A História de um Bilhete (Franklin, The Story of a Hundred Dollar Bill), de Lucas Vivo García Lagos (Argentina)

Harka, de Lotfy Nathan (França, Luxemburgo, Tunísia, Bélgica)

Imagine (Imagine), de Ali Behrad (Irã)

Índia, de Telmo Churro (Portugal)

Infinitas Terras (Ou Relatos do Meu Tempo Crise) (Tales From My Time of Crisis), de Cauê Brandão (Brasil)

Joyland (Joyland), de Saim Sadiq (Paquistão)

La Jauría, de Andrés Ramírez Pulido (França, Colômbia)

La Parle (La Parle), de Gabriela Boeri, Fanny Boldini, Kevin Vanstaen, Simon Boulier (França, Brasil)

Leonor Jamais Morrerá (Leonor Will Never Die), de Martika Ramirez Escobar (Filipinas)

Locais (Locals), de Måns Nyman (Suécia)

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor (Lupicínio: Confessions of a Sufferer), de Alfredo Manevy (Brasil)

Luxemburgo, Luxemburgo (Luxembourg, Luxenbourg), de Antonio Lukich (Ucrânia)

Manto de Jóias (Robe of Gems), de Natalia López Gallardo (México, Argentina)

Marcel! (Marcel!), de Jasmine Trinca (Itália, França)

Medusa Deluxe (Medusa Deluxe), de Thomas Hardiman (Reino Unido)

Nayola (Nayola), de José Miguel Ribeiro (Portugal, Bélgica, França, Holanda)

O Estranho Caso de Jacky Caillou (The Strange Case of Jacky Caillou), de Lucas Delangle (França)

O Excesso Nos Salvará (Excess Will Save Us), de Morgane Dziurla-Petit (Suécia)

O Gafanhoto (The Locust), de Faeze Azizkhani (Irã, Alemanha)

O Mensageiro das Nuvens (The Cloud Messenger), de Rahat Mahajan (Índia)

O Natal do Bruno Aleixo, de João Moreira (Portugal)

O Porão da Rua do Grito (The Basement of Scream Street), de Sabrina Greve (Brasil)

O Skate me Levou, de Lecuk Ishida (Brasil) 

Palmeiras e Linhas Elétricas (Palm Trees and Power Lines), de Jamie Dack (EUA)

Pamfir (Pamfir), de Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk (Ucrânia, França, Polônia, Chile)

Piaffe (Piaffe), de Ann Oren (Alemanha)

Plano 75 (Plan 75), de Chie Hayakawa (Japão, França, Filipinas, Catar)

Raquel 1:1 (Raquel 1:1), de Mariana Bastos (Brasil)

Rodeio Urbano (Rodeo), de Lola Quivoron (França)

Roost (Roost), de Amy Redford (EUA)

Roza (Roza), de Andres Rodriguez (Guatemala, México)

Sonne (Sonne), de Kurdwin Ayub (Áustria)

Tartaruga Sob a Terra (Tortoise Under the Earth), de Shishir Jha (Índia) 

Tenho Sonhos Elétricos (I Have Electric Dreams), de Valentina Maurel (Bélgica, França, Costa Rica)

Todas por Uma  (All for One), de Jeanne Dosse (Brasil)

Um Homem (A Male), de Fabian Hernández (Colômbia, França, Holanda, Alemanha)

Um Pedaço do Céu (A Piece of Sky), de Michael Koch (Suíça, Alemanha)

Um Samurai em São Paulo (A Samurai in Sao Paulo), de Debora Mamber Czeresnia (Brasil)

Uýra – A Retomada Da Floresta (Uýra – The Rising Forest), de Juliana Curi (Brasil, EUA)

Visões de Ramses (Sons of Ramses), de Clément Cogitore (França)

Você Não Vai Chorar? (Won`t You Cry?), de Alireza Motamedi (Irã)

Votos (Vows), de Ângela Patrícia Reiniger (Brasil)


Mostra Brasil

A Assembléia, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos, Juliana Jardim

A Cozinha, de Johnny Massaro

A Filha do Caos, de Juan Posada

A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes

A Mãe, de Cristiano Burlan

A Porta ao Lado, de Julia Rezende

Aldeotas, de Gero Camilo

Além de Nós, de Rogério Rodrigues

Amazônia, A Nova Minamata?, de Jorge Bodanzky

Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz

Andor, de Vitor Vilaverde Dias

Bem-vinda, Violeta!, de Fernando Fraiha

Bocaina, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa

Carvão, de Carolina Markowicz

Ciclo, de Ian SBF

Corpolítica, de Pedro Henrique França

De Quanta Terra Precisa o Homem?, de Adilson Mendes

De Você Fiz Meu Samba, de Isabel Nascimento Silva

Derrapada, de Pedro Amorim

Diálogos com Ruth de Souza , de Juliana Vicente

Elis & Tom, de Roberto de Oliveira

Exu e o Universo, de Thiago Zanato

Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes

Fogaréu, de Flávia Neves

Hamlet , de Zeca Brito

Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie

Lilith, de Bruno Safadi

Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho

Nossa Pátria Está Onde Somos Amados, de Felipe Hirsch

O Clube dos Anjos, de Angelo Defanti

O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares

O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte

O Rio do Desejo, de Sérgio Machado

Paloma, de Marcelo Gomes

Partido: Os Bastidores da Eleição que Fragmentou o Brasil , de César Charlone, Sebastian Bednarik e Joaquim Castro

Paterno, de Marcelo Lordello

Perlimps, de Alê Abreu

Pisar Suavemente na Terra, de Marcos Colón

Praia do Silêncio, de Francisco Garcia

Propriedade, de Daniel Bandeira

Regra 34, de Julia Murat

Tenho Fé, de Rian Córdova

Tinnitus, de Gregorio Graziosi

Todo Mundo Já Foi Pra Marte, de Telmo Carvalho

Transe, de Carolina Jabor, Anne Pinheiro Guimarães

Um Outro Francisco, de Margarita Hernández

Um Tiro No Escuro, de Paulo Ferreira

 

Filmes Restaurados

A Mãe e a Puta (The Mother and the Whore), de Jean Eustache (França, 1973)

A Rainha Diaba (The Devil Queen), de Antonio Carlos da Fontoura (Brasil, 1973)

Agulha no Palheiro (Needle in a Haystack), de Alex Viany (Brasil, 1953) * Prêmio Leon Cakoff | Dóris Monteiro

Bratan (Brother), de Bakhtyar Khudojnazarov (União Soviética, 1991)

Deus e o Diabo na Terra no Sol (Black God, White Devil), de Glauber Rocha (Brasil, 1964)

Meus Pequenos Amores (My Little Loves), de Jean Eustache (França, 1974)


Homenagem | Jean-Luc Godard

Até Sexta, Robinson (See You Friday Robinson), de Mitra Farahani (França, Suíça, Irã, Líbano)


Homenagem | Arnaldo Jabor

Eu Te Amo (I Love You),  de Arnaldo Jabor (Brasil, 1980)


Prêmio Humanidade | Ana Carolina 

Mar de Rosas (Sea of Roses), de Ana Carolina (Brasil, 1978)

Das Tripas Coração (Heart and Guts), de Ana Carolina (Brasil, 1982)

Sonho de Valsa (Dream Waltz), de Ana Carolina (Brasil, 1987) 

Paixões Recorrentes (Endless Passions), de Ana Carolina (Brasil, 2022)

 

Apresentação Especial

A Camareira (Maid), de Lucrecia Martel (Argentina, México)

Cinema Almanac: Seis Curtas de Radu Jude (Cinema Almanac: Six Short Films by Radu Jude), de Radu Jude (Romênia)

Durval Discos, de Anna Muylaert (Brasil)

Le Pupille, de Alice Rohrwacher (Itália, EUA)

Louis Armstrong`s Black & Blues, de Sacha Jenkins  (EUA)

Noite Exterior (Exterior Night), de Marco Bellocchio (Itália)

The Kingdom Exodus, de Lars Von Trier (Dinamarca)


Realidade Virtual

They Dream in My Bones, de Faye Formisano (França)

Montegelato, de Davide Rapp (Itália)

Marco & Polo Go Round, de Benjamin Steiger Levine (Bélgica, Canadá-Québec)

Delightful Garden, de Carolin Wedler (Alemanha)

Gravity VR, de Amir Admoni e Fabito Rychter (Brasil, Peru)

Lavrynthos, de Amir Admoni e Fabito Rychter (Brasil, Peru)

Miracle Basket, de Abner Preis (Holanda)

11.11.18 VR Experience, de Django Schrevens e Sébastien Tixador (Bélgica, França)