07 de outubro de 2022
Com um total de 83 filmes, a seção Perspectiva Internacional apresenta uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema.
Na Perspectiva Internacional estão representadas tanto cinematografias tradicionais como outras que dificilmente chegam ao Brasil. A seleção conta com produções de países como Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Canadá, Catar, Cazaquistão, Chile, Chipre, Colômbia, Coréia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Irã, Islândia, Itália, Japão, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Palestina, Panamá, Paquistão, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Síria, Sudão, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai
Veja, abaixo, a lista completa de títulos que integram a seção Perspectiva Internacional.
O Massacre da Salsinha (Parsley), de José María Cabral (República Dominicana)
99 Luas de Paixão (99 Moons), de Jan Gassmann (Suíça)
A Brigada da Chefe (The Kitchen Brigade), de Louis-Julien Petit (França)
A Esposa de Tchaikovsky (Tchaikovsky`s Wife), de Kirill Serebrennikov (Rússia, França, Suíça)
A Garota Voou (The Girl Has Flown), de Wilma Labate (Itália)
A Integridade de Joseph Chambers (The Integrity of Joseph Chambers), de Robert Machoian (EUA)
A Linha (The Line), de Ursula Meier (Suíça, França, Bélgica)
A Noiva (The Bride), de Sérgio Tréfaut (Portugal)
Além das Paredes (Beyond The Wall), de Vahid Jalilvand (Irã)
Armageddon Time, de James Gray (EUA, Brasil)
As Oito Montanhas (The Eight Mountains), de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch (Itália, Belgica, França)
As Paredes Falam (The Wall Can Talk), de Carlos Saura (Espanha)
As Tempestades de Jeremy Thomas (The Storms of Jeremy Thomas), de Mark Cousins (Reino Unido)
Aya, de Simon Coulibaly Gillard (Bélgica, França)
Bardo, Falsa Crónica de unas Cuantas Verdades, de Alejandro G. Iñárritu (México)
Bem Vindos A Bordo (Zero Fucks Given), de Julie Lecoustre e Emmanuel Marre (França, Bélgica)
Benção (Benediction), de Terence Davies (Reino Unido)
Blanquita, de Fernando Guzzoni (Chile, México, Luxemburgo, França, Polônia)
Boicote (Boycott), de Julia Bacha (EUA)
Boliche Saturno (Saturn Bowling), de Patricia Mazuy (França, Bélgica)
Boy From Heaven, de Tarik Saleh (Suécia, França, Finlândia, Dinamarca)
Broadway, de Christos Massalas (Grécia)
Campo de Sangue (Field of Blood), de João Mário Grilo (Portugal)
Com Amor e Fúria (Both Sides of The Blade ), de Claire Denis (França)
Conto de Fadas (Fairytale), de Alexander Sokurov (Rússia, Bélgica)
Corações Gentis (Kind Hearts), de Olivia Rochette, Gerard-Jan Claes (Bélgica)
Crônica de uma Relação Passageira (Diary of a Fleeting Affair), de Emmanuel Mouret (França)
De Humani Corporis Fabrica, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel (França, EUA, Suíça)
Deriva Continental (Continental Drift), de Lionel Baier (Suíça, França)
Diário Americano (American Journal), de Arnaud Des Pallières (França)
Dias Ardentes (Burning Days), de Emin Alper (Turquia, França, Alemanha, Holanda, Grécia, Croácia)
Distopia, de Tiago Afonso (Portugal)
Don Juan, de Serge Bozon (França, Bélgica)
Esquema (Scheme), de Farkhat Sharipov (Cazaquistão)
Estação Catorze, de Diana Cardozo (México)
Fique Tranquilo (There There ), de Andrew Bujalski (EUA)
Fire of Love, de Sara Dosa (EUA, Canadá-Québec)
Flux Gourmet, de Peter Strickland (Reino Unido, EUA, Hungria)
Fumar Causa Tosse (Smoking Causes Coughing), de Quentin Dupieux (França)
Gentil (Gentle), de Anna Eszter Nemes e László Csuja (Hungria, Alemanha)
Gigi a Lei (Gigi la Legge), de Alessandro Comodin (Itália, França, Bélgica)
Homens de Atos (Men of Deeds), de Paul Negoescu (Romênia, Bulgária)
Inventário (Inventory), de Darko Sinko (Eslovênia)
Irmão (Brother), de Clement Virgo (Canadá)
Isolamento Esplêndido (Splendid Isolation), de Urszula Antoniak (Holanda)
Kinorama - Cinema Fora de Órbita, de Edgar Pêra (Portugal)
Lobo e Cão, de Claudia Varejão (Portugal, França)
Los Reyes del Mundo (The Kings of the World), de Laura Mora (Colômbia, Noruega, Luxemburgo, México, França)
Magdala, de Damien Manivel (França)
Mais Que Nunca (More Than Ever), de Emily Atef (França)
Marcha Sobre Roma (The March on Rome), de Mark Cousins (Itália)
Meu Nome É Alfred Hitchcock (My Name Is Alfred Hitchcock), de Mark Cousins (Reino Unido)
Mutzenbacher, de Ruth Beckermann (Áustria)
Nação Valente , de Carlos Conceição (Portugal, França, Angola)
Nada de Novo no Front (All Quiet in the Western Front), de Edward Berger (Alemanha, EUA)
Nezouh, de Soudade Kaadan (Reino Unido, Síria, França, Catar)
Noite Obscura - Folhas Selvagens (Obscur Night - Wild Leaves), de Sylvain George (França, Suíça)
Nunca Nada Aconteceu (Nothing Ever Happened), de Gonçalo Galvão Teles (Portugal, Brasil)
O Deus do Cinema (It`s A Flickering Life), de Yôji Yamada (Japão)
O Falsificador (The Forger), de Maggie Peren (Alemanha, Luxemburgo)
O Filme da Escritora (The Novelist`s Film), de Hong Sang-Soo (Coréia do Sul)
O Suplente (The Substitute), de Diego Lerman (Argentina, México, França, Espanha, Itália)
O Teto Amarelo (The Yellow Ceiling), de Isabel Coixet (Espanha)
O Visitante (The Visitor), de Martín Boulocq (Bolívia, Uruguai)
Objetos de Luz, de Marie Carré e Acácio de Almeida (Portugal)
One Fine Morning, de Mia Hansen-Løve (França)
Os Anos do Super 8 (The Super 8 Years), de Annie Ernaux e David Ernaux-Briot (França)
Os Irmãos de Leila (Leila`s Brothers), de Saeed Roustaee (Irã)
Pacifiction, de Albert Serra (França, Espanha, Alemanha, Portugal)
Pedro, de Natesh Hegde (Índia)
Peregrinos (Pilgrims), de Laurynas Bareiša (Lituânia)
Plaza Catedral, de Abner Benaim (Panamá, México, Colômbia)
Quem os Impede (Who`s Stopping Us), de Jonás Trueba (Espanha)
Restos do Vento (Remains of the Wind), de Tiago Guedes (Portugal)
Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo (Blind Willow, Sleeping Woman),de Pierre Földes (França, Canadá, Holanda, Luxemburgo)
Segredos de Guerra (Firebird ), de Peeter Rebane (Reino Unido, Estônia)
Sem Ursos (No Bears ), de Jafar Panahi (Irã)
Sinjar, de Anna M. Bofarull, de (Espanha, EUA)
Terceira Guerra Mundial (World War III), de Houman Seyedi (Irã)
Terra de Deus (Godland), de Hlynur Pálmason (Dinamarca, Islândia, França, Suécia)
That Kind of Summer, de Denis Côté (Canadá-Québec)
Triângulo da Tristeza (Triangle of Sadness), de Ruben Östlund (Suécia, França, Grécia, Dinamarca)
Uma Mulher do Mundo (Her Way),de Cécile Ducrocq (França)
Vera, deTizza Covi e Rainer Frimmel (Áustria)
Você Tem Que Vir e Ver (You Have To Come And See It), de Jonás Trueba (Espanha)