Jornal da Mostra

17 de outubro de 2022

Ana Carolina e Dóris Monteiro são as homenageadas da 46ª Mostra; saiba mais

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

A 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá entre suas homenageadas duas personagens que são fundamentais na cinematografia brasileira, em diferentes épocas, atrás e diante das câmeras, e que receberão os já tradicionais Prêmio Humanidade e Prêmio Leon Cakoff.

Uma delas é a diretora Ana Carolina, com seu cinema feminista e figura primordial da mulher no cinema nacional. Ela receberá o Prêmio Humanidade na cerimônia de abertura da Mostra, no dia 19, quarta-feira, na Cinemateca.  Além disso, a realizadora terá apresentada a sua trilogia composta por Mar de Rosas (1977), Das Tripas Coração (1982) e Sonho de Valsa (1987), um retrato do universo feminino durante distintas fases da vida, além de seu mais recente longa-metragem, Paixões Recorrentes. As exibições acontecem no dia 20 de outubro, quinta-feira, no Anexo do Espaço Itaú de Cinema da Augusta, seguidas de um debate com a presença da cineasta homenageada e da produtora e gestora audivisual Debora Ivanov. 

Já o Prêmio Leon Cakoff será entregue à cantora e atriz Doris Monteiro. Expoente na transição para a fase moderna da música popular brasileira com suas interpretações de samba-canções, ela teve papel de destaque em produções dos anos 1950, em especial no clássico Agulha no Palheiro (1953), de Alex Viany, que terá sua cópia restaurada exibida na Mostra no dia 29 de outubro, sábado, na Cinemateca Brasileira, ocasião em que Dóris Monteiro será homegeada.

Saiba mais sobre as duas homenageadas da Mostra aqui.