Jornal da Mostra

22 de outubro de 2022

Mostra promove o lançamento de quatro livros; saiba mais sobre eles

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

Juntamente às sessões de filmes e de eventos especiais, a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove o lançamento de quatro livros, entre os dias 27 e 29 de outubro, dentro do II Encontro de Ideias Audiovisuais. Os eventos ocorrem na Cinemateca Brasileira. 

No dia 27 de outubro, quinta-feira, às 10h, serão lançados os quatro volumes da Coleção Temas de ensaios sobre Cinema Brasileiro, da Editora Polytheama, com apoio da Intercom. Os volumes são organizado por Luiza Lusvarghi, jornalista, pesquisadora e crítica de cinema, com Doutorado e Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA USP. A Coleção é divida nos temas: Afrofuturismo, Xenofobia e Feminismos no Cinema; Som, montagem e Fotografia: Colonialidades e Regionalismos; Horror e Ficção Científica no Cinema como Crítica Social; e Resistência, exclusão e novos realismos nas telas, a coleção.

Também no dia 27, mas às 18h será a vez de Na Ilha - Conversas Sobre Montagem Cinematográfica, de Julia Bernstein, Vinicius Nascimento, Piero Sbragia e Bem Medeiros, pela editora Selo Paraquedas. A obra costura o relato de profissionais que atuam na montagem cinematográfica brasileira, e é uma oportunidade de conhecer um pouco das trajetórias pessoais e de alguns processos da edição de importantes filmes do cinema nacional, como Bacurau, Cidade de Deus, Últimas Conversas, Terra em Transe, Macunaíma e Febre do Rato.

Na sexta-feira (28), às 18h, ocorre o lançamento de UnB Anos 70 - Memória do Movimento Estudantil, organizado por Maria do Rosário Caetano, pela editora Alameda. O livro colaborativo reúne as memórias de uma centena de egressos da Universidade de Brasília, que participaram das agitações políticas e estudantis no período. Através de fotos de época, depoimentos, homenagens a companheiros mortos, o livro é um retrato das lutas e das paixões de uma geração engajada na transformação do país.

Encerrando os lançamentos, no sábado (29), às 16h, será a vez de Por Uma História Rebelde do Cinema, de Nicole Brenez, pela Desconcertos Editora. Com sua visada combativa, Brenez, que é professora de cinema na Universidade Sorbonne (Paris 3) e curadora da Cinemateca Francesa. amplia as perspectivas dos cinemas de vanguarda, oferecendo novas abordagens e categorizações. Para este primeiro livro de Brenez no Brasil foram reunidos três momentos em que a autora desdobra seu pensamento sobre as possibilidades de se construir uma história do cinema livre dos formatos convencionais.

 

Lançamento de Livros na Cinemateca Brasileira 


27 de outubro, às 10h: Coleção de Ensaios - org. Luiza Lusvarghi

27 de outubro, às 18h:  Na Ilha - Conversas Sobre Montagem Cinematográfica - Julia Bernstein, Vinicius Nascimento, Piero Sbragia, Bem Medeiros

28 de outubro, às 18h: UnB Anos 70 - Memória do Movimento Estudantil - org. Maria do Rosário Caetano

29 de outubro, às 16h: Por Uma História Rebelde do Cinema - Nicole Brenez