Jornal da Mostra

08 de novembro de 2022

Relembre como foi a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Juri da 46ª Mostra
Juri da 46ª Mostra

A 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo aconteceu entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro. Em 2022, a edição do evento voltou às salas da capital paulista e ocorreu de forma totalmente presencial. Durante duas semanas, o festival exibiu 233 títulos de 60 países. A seleção fez um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas.

O cartaz dessa edição foi assinado pelo artista paulistano Eduardo Kobra. Volte a Sonhar foi o nome que Eduardo Kobra deu à arte do pôster da 46ª Mostra, em uma imagem de uma garota tendo a cidade de São Paulo no horizonte e em conexão com o filme Viagem à Lua, de Georges Méliès.

A Cerimônia de Abertura aconteceu na noite do dia 19 de outubro, na Cinemateca Brasileira, e foi palco para a homenagem à cineasta Ana Carolina, que recebeu o Prêmio Humanidade. Após a cerimônia, foi exibido o filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Triângulo da Tristeza. Assista aqui como foi o evento.

A homenagem a Ana Carolina teve sequência no primeiro dia da Mostra, 20 de outubro, com um debate com a realizadora, mediado por Debora Ivanov, no Anexo 4 do Espaço Itaú de Cinema. A conversa aconteceu após a exibição de seu mais recente filme, Paixões Recorrentes

As tradicionais exibições no Vão-livre do Masp aconteceram em duas datas: no 21 de outubro, com o documentário Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie; e no dia 22 de outubro, com a exibição do filme Carvão, de Carolina Markowicz.

Entre os dias 26 e 29 de outubro, aconteceu o II Encontro de Ideias Audiovisuais, na Cinemateca Brasileira. O evento abrigou o VI Fórum Mostra, o VI Da Palavra à Imagem, o pitching Da Palavra à Imagem e o II Encontro de Negócios, além de mediar rodadas de negócios entre projetos em desenvolvimento e potenciais parceiros – produtoras, distribuidoras, agentes de venda internacional e fundos. Também ocorreram lançamentos de livros, espaço de ativação para produtoras, distribuidoras, instituições e prestadores de serviços e realização de reuniões de networking. Assista aqui como foram as mesas de debate de cada dia do evento.

No dia 27 de outubro, a Cinemateca abrigou dois eventos: a retomada do ciclo de depoimentos Filmes da Minha Vida de forma presencial, que contou com Kléber Mendonça Filho; e uma homenagem ao cineasta Arnaldo Jabor, que faleceu neste ano. Foi exibido o filme Eu te Amo, e um curta-metragem com trechos do depoimento dado por Jabor ao Filmes da Minha Vida, e realizado por sua filha, Carolina Jabor.

A Área Externa da Cinemateca recebeu no dia 28 uma exibição em celebração aos 20 anos de Durval Discos, de Anna Muylaert, um dos longas mais importantes da retomada do cinema nacional. 

No dia 29 de outubro, sábado, ocorreu a entrega do Prêmio Leon Cakoff para a atriz e cantora Dóris Monteiro na Cinemateca Brasileira, antes da exibição da cópia restaurada do clássico Agulha no Palheiro, de Alex Viany. A homenagem foi precedida por uma entrevista pública da cantora com o historiador e cineasta Arthur Autran.

A Área Externa da Cinemateca recebeu mais uma exibição especial, desta vez no dia 31 de outubro, com a apresentação do documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, de Juliana Vicente. Essa foi a primeira exibição pública do filme, que traz cenas inéditas gravadas ao longo dos mais de 30 anos de carreira dos músicos.

No dia 2 de novembro, aconteceu a Cerimônia de Encerramento da Mostra, onde foram revelados os filmes premiados pela crítica, público e pelo Júri, que neste ano foi formado pelos realizadores brasileiros André Novais Oliveira e Lina Chamie, e pelo produtor e diretor português Rodrigo Areias. Na cerimônia também ocorreu uma homenagem ao cineasta Jorge Bodanzky, que recebeu o Prêmio Humanidade. Confira a lista dos premiados da 46ª Mostra.

Leia mais sobre os homenageados, e confira também a cobertura em foto, vídeo e as entrevistas do Mostra Conversa deste ano.